Cesari é sede do XI Exercício Simulado da Abiclor


Uma colisão entre duas carretas carregadas com produtos químicos que com o vazamento e reação gerou gás cloro. Esse foi o cenário do XI Exercício Simulado da ABICLOR realizado nesta sexta-feira, 29 de setembro, na Cesari.

A empresa foi sede do 14º Encontro da Comissão de Manuseio e Transporte da ABICLOR (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados), reunindo empresários da indústria do cloro e soda, autoridades e especialistas em segurança. “A ABICLOR é uma das associações mais importantes com quem temos parceria, pois começamos nossa história transportando cloro e soda e derivados, embora tenhamos outras atividades na área de logística, o setor não perde a importância por ser onde tudo começou. O cloro é um produto delicado que temos que cuidar bem para transportar e esse relacionamento com os produtores e com a ABICLOR é muito importante para nós”, disse Heber Borlenghi, diretor executivo da Cesari.

A programação do primeiro dia contou com a palestras da CETESB, Corpo de Bombeiros e ABTLP e debateu assuntos como Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos e Plano de Auxílio Mútuo Integrado da Baixada Santista. Giovanni Borlenghi, gestor da Ceslog, encerrou o primeiro dia de evento com o tema Gestão de Motoristas.

O segundo dia foi dedicado ao XI Exercício Simulado que foi realizado pela equipe da Cesari. “A ABICLOR realiza esse exercício anualmente como uma forma preventiva. A ideia é que as equipes se mantenham treinadas para atuar numa situação real”, explicou Gilson Oliveira, Gerente de RH da Cesari e organizador do evento.

O exercício simulou a colisão entre duas carretas envolvendo Hipoclorito de sódio e Ácido clorídrico. O primeiro motorista, ao sair do veículo sem EPI, inala o gás cloro, gerado pela reação dos produtos, e desmaia. Percebendo a situação de risco, o segundo motorista, este com o EPI, sai do veículo, acionando em seguida o socorro químico. O socorro foi realizado pela equipe da Ceslog e da Suatrans, que trabalharam no auxílio à vítima e na contenção do vazamento, solucionando o acidente.

“O simulado serve para nos preparar e testar nossos conhecimentos para que no caso de uma ocorrência, os órgãos públicos e as empresas possam atender da melhor maneira. A Cesari é uma parceira do Corpo de Bombeiros e do PAM, essas parcerias são primordiais para atendimentos como esse. A Cesari é uma empresa amiga, que pode sempre contar com a gente, porque nós contamos muito com ela”, declarou o 1º tenente Thiago Pinheiro Duarte do Corpo de Bombeiros de Cubatão.

Esta foi a segunda vez em que Cesari sediou o evento. “Para nós é sempre uma honra receber a ABICLOR e seus associados, poder mostrar um pouco de nossas atividades e a evolução dos nossos negócios. Espero poder fazer outros eventos como esse.”, falou Heber.

O evento foi concluído com êxito e superou as expectativas dos representantes da entidade. “A Cesari foi fantástica, a integração foi ótima. Tivemos um evento em nível de excelência. A Cesari lançou um desafio, que será superar este nível no próximo ano”, revelou Nelson Felipe Jr., secretário executivo da ABICLOR.

“Pelo trabalho que Nelson vinha desenvolvendo com a equipe da Cesari eu esperava um bom evento, mas posso lhe dizer que o que encontrei aqui superou minhas expectativas”, afirmou Martim Afonso Pena, diretor executivo da ABICLOR.

A Cesari se preocupa em estar sempre atuando na área de regulamentação e conhecimento de novas técnicas para o transporte de produtos perigosos. “Esse evento mostrou a dedicação de nossa empresa. O objetivo é capacitar todos para ter o menor nível de incidentes no manuseio de produtos perigosos. Nós queremos evoluir e o dia de hoje foi marcante nessa direção. Vamos construir colaboradores que tenham consciência e que saibam lidar com os produtos que transportamos. Este objetivo foi concluído de forma eficiente e eficaz neste evento”, disse Sérgio Sukadolnick, gerente comercial da Cesari e representante da instituição na entidade.


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CESARI MULTIMODAL - 2017

Av. Engenheiro Plínio de Queiróz, Jardim das Indústrias, Cubatão - SP CEP: 11570-000